Como ler a bíblia – Dicas importantes!

Já disse a si mesmo mil vezes que ia ler a Bíblia? Adormeces quando tentava? Você está perplexo com a Bíblia, se sente perdido e confuso? Você já se encheu com as coisas do mundo e se tornou espiritualmente mais empobrecido de modo a ter pouca vontade de procurar pela palavra de Deus? Então essas dicas te ajudarão na tarefa de ler a bíblica toda com o máximo de devoção.

Segundo a própria bíblia, só podemos entendê-la quando tomados pelo verdadeiro espírito, portanto, o primeiro passo para você conseguir lê-la é fortalecendo a sua fé. Devemos ceder ao Espírito e, assim, crucificar a carne (GL 5:24-25). Se crucificarmos o nosso estilo de vida egoísta e de prazer, não sufocaremos o Espírito (1 ts 5:19), nos tornaremos espiritualmente pobres e perderemos o nosso desejo pelo alimento espiritual da palavra de Deus. Devemos pedir a Jesus nosso Senhor para acender o dom do Espírito Santo (2 Tm 1:6), e então pedir ao Espírito para nos ensinar a Bíblia (ver Jo 14:26). “Sempre que ele se voltar para o Senhor, o véu será removido.”O Senhor é o Espírito” (2 Cor 3:16-17).

Enquanto oramos no espírito, não só entendemos a Bíblia, mas começamos a amá-la. Devemos ter um amor profundo pela palavra antes de termos uma compreensão profunda dela. Com Jeremias, devemos dizer:” quando encontrei as tuas palavras, devorei-as; tornaram-se a minha alegria e a felicidade do meu coração ” (Jo 15, 16). Na liturgia eucarística, vemos o sacerdote ou diácono pegar o evangelho e beijá-lo. Quando nos apaixonamos pela palavra de Deus, também podemos querer beijar a Bíblia como uma expressão do nosso amor.

Com amor em nossos corações, receberemos as escrituras “não como a palavra dos homens, mas como realmente é, a palavra de Deus em ação dentro de vocês que crêem” (1 Ts 2:13). Não seremos infectados com o humanismo secular que trata a Bíblia como algo a ser submetido às noções orgulhosas de nossa sociedade. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (SL 111:10). Um temor reverencial e amor pela Palavra de Deus é o começo de entendê-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *